ENTRE  EM  CONTATO  CONOSCO  PARA  INTEGRAR OU APOIAR  ESSE  PROJETO

institutoaraguaia@araguaia.org

seja voluntário

PROJETO ARIRANHAS NO CANTÃO

- Resultado do ano 2010 e 2011 -

CLIQUE AQUI PARA VER  OS OBJETIVOS  DO PROJETO EM 2013

Ao final da estação seca de 2010, 17 ariranhas adultas foram catalogadas na área de estudo do Instituto Araguaia, no Furo do Cicica, compreendida entre o Lago Grande e o Rio do Côco. Cada indivíduo foi fotografado e identificado de acordo com o desenho de sua garganta (mancha gular), recebeu um numero de referência, e alguns também receberam nomes. Estes animais formavam grupos de 7, 4, 3 e 3 adultos, respectivamente.  Não foram observados filhotes durante a estação.  Em 2011, 17 indivíduos foram novamente identificados, sendo que 6 destes eram novos para o catálogo, e 11 haviam sido vistos no ano anterior.  13 ariranhas se agruparam em grupos de 6, 3,2 e 2 adultos, respectivamente, enquanto que 3 animais solitários eram avistados repetidamente no local durante vários meses. No grupo de 6, 5 membros pertenciam ao grupo de 7 avistado em 2010, e agora um novo macho havia sido adicionado ao grupo. Esse grupo teve apenas 1 filhote em 2011, o qual emergiu da toca no final de Outubro.  Outra ariranha solitária foi vista repetidamente na área de estudos. Em 2011, o numero total de animais ao final da estação seca na área de estudo era de 18 animais. 
Finalmente, uma ariranha solitária foi avistada e identificada fora da atual área de estudos, no Rio do Côco perto da sede do PEC, e sua imagem foi registrada como primeiro passo para a ampliação da área coberta pelo censo de ariranhas, o qual, a partir de 2012, passou a cobrir toda a extensão entre o Rio do Côco e os lagos que serão abertos ao ecotourismo em Junho 2013 pelo projeto ProCantão, além da área original nas proximidades da base do Instituto Araguaia no Furo do Cicica,.
ProCantao_Port.htmlshapeimage_1_link_0

CLIQUE AQUI PARA VER OS RESULTADOS DO PROJETO EM 2012

Home   Instituto   Araguaia   Cantão   Águas Interiores   Quem Somos  Projeto Ariranha  Projeto Peixes
Projeto Boto    Comunidades Naturais     ProCantão    Voluntários   Ciência Comunitária   Ecoturismo    
SOS Cerrado   Galeria de Fotos
Home.htmlInstituto.htmlIntroducao.htmlLocalizacao.htmlaguas_interiores.htmlquem_somos.htmlProjeto_Ariranha_2.htmlProjeto_Peixes.htmlProjeto_Boto.htmlComunidades_Naturais.htmlProCantao_Port.htmlVoluntarios.htmlBolsas_de_Iniciacao_Cientifica.htmlVisita_ao_PEC.htmlCerrado.htmlFotos/Fotos.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1shapeimage_2_link_2shapeimage_2_link_3shapeimage_2_link_4shapeimage_2_link_5shapeimage_2_link_6shapeimage_2_link_7shapeimage_2_link_8shapeimage_2_link_9shapeimage_2_link_10shapeimage_2_link_11shapeimage_2_link_12shapeimage_2_link_13shapeimage_2_link_14shapeimage_2_link_15